As Shuriken (literalmente significam lâminas que se ocultam na mão) são muito populares por seres armas utilizadas pelos Shinobi para ferir seu adversário a curta ou média distância. Cada estilo marcial de ninjutsu ou de shuriken jutsu adota formas variadas de hira shaken (lâminas com 3 pontas ou mais) e bo shuriken (pequeno bastão de arremesso) de acordo com sua necessidade ou manejo. Alguns estilos de ninjutsu adotam inclusive algumas formas especiais de shuriken para caracterizar sua escola ou também para poder amendrontar os adversários mostrando quem o persegue.
No Shokumo Ryu Ninjutsu adotamos 3 formas de shuriken: bo shuriken, juji shaken (shaken de 4 pontas em forma de cruz) e happo ou kuruma shaken (que contém oito pontas).
Para entender melhor as variações das shuriken temos que entender a sua finalidade. Os japoneses adotaram lâminas de arremesso em campos de batalha para resolver um grande problema, chamado de YOROI DOOSHI, que quer dizer atravessar uma armadura. Havia a necessidade de fraquejar um samurai de infataria ou um cavaleiro portando uma armadura antes que suas espadas virem a se cruzar. Portanto a shuriken pode conter fio ou apenas ter uma ponta rígida, o que vai determinar é o propósito que será usada. O peso também é um grande fator que influencia na penetração do alvo. Uma shuriken leve demais jamais penetrará numa armadura ou numa vestimenta reforçada por exemplo, da mesma forma que uma pesada demais limita sua distância de arremesso.
Por isso cada estilo de ninjutsu tradicional adota sua variação de acordo com a sua finalidade e de seu estilo de arremesso. Com um treinamento sério o ninjutsuka perceberá que uma shuriken feita nos moldes tradicionais de sua escola será sempre superior as que são vendidas em feiras ou pela internet.