O Sho Kumo Ryu Ninjutsu (Estilo da Pequena Aranha) é uma Arte Marcial tradicional japonesa que desenvolve o físico, a mente e os aspectos filosóficos do seu praticante, visando sempre o seu aprimoramento pessoal, mas também em aspectos como a disciplina e a organização, o aumento da auto-estima, o conhecimento das tradições antigas japonesas, a história, filosofia e cultura do Ninjutsu, desenvolvimento de aptidão para trabalho em grupo, pro-atividade e liderança.
Hoje o Sho Kumo Ryu Ninjutsu é representado pelo 2º Soke Toshiro Yamato (Mestre Menkyo Kaiden – 10º Dan) residente em território japonês. No Brasil, o estilo conta com três Dojo (escolas), sendo o representante mais graduado do estilo o Shidoshi Rodrigo Müller (4º Dan), de Cuiabá, Estado de Mato Grosso. O estilo possui ainda mais dois Dojo em Brasília – DF (Tengu Dojo e Kami no Sui Dojo).
A filosofia central do Sho Kumo Ryu Ninjutsu encontram-se em duas afirmativas do Soshi Yoshiaki Yamato Sama, em que ressaltam os princípios do estilo: lealdade, união, estratégia, perseverança, superação e o ensinamento tradicional.
“Devemos ser como pequenas aranhas (Sho Kumo), que tecem suas grandes teias tanto para se defenderem quanto obterem sua alimentação. A teia será nossa defesa, nossa estratégia, nossa maneira de vencer as dificuldades e os nossos inimigos. Deles nos alimentaremos e seremos fortalecidos a cada dificuldade atravessada e conquistada.”
(Soshi Yoshiaki Yamato Sama)
“Ninjutsu é um instrumento de paz e deve ser transmitido de coração para coração.”
(Soshi Yoshiaki Yamato Sama)
A ESTRUTURA TÉCNICA DA ESCOLA SHO KUMO RYU
O Sho Kumo Ryu Ninjutsu é dividido basicamente em dois grupos técnicos:
SHINOBI TAI JUTSU
Técnica de combate desarmado, luta corpo a corpo com o uso de golpes aplicados com os pés e mãos, a aplicação de pontos de pressão, torções, imobilizações, projeções e luta de solo.
JUHAKEI BUGEI
Técnicas de combate armado, composto por 18 armas do ciclo fundamental de aprendizagem: Manriki gusari (a corrente com pesos), Tanbo (bastão curto), Hanbo (bastão médio), Bo (bastão longo), Tanto (faca), Nunchaku, Tonfa, Tekagi (garra), Torinawa e Kaginawa (corda com peso e corda com gancho), Shuriken (lâminas de arremesso), Sai, Kama (foices), Yari (lança), Naginata (alabarda), Kusarigama, Kyoketsu shoge, Ninja to e Katana, Yumi e Hankyu (arco e flecha).
Além destes dois ramos técnicos, o estilo também possui 18 especializações características, com transmissão tradicional KUDEN (transmissão oral) e OKUDEN (transmissão por documentos e referências).
SHO KUMO RYU NO SENSHU
- Shinobi Tai Jutsu
- Ninpo Ken Jutsu
- Bo Jutsu
- Atemi Jutsu
- Kusari no Jutsu
- Henso Jutsu
- Heiho no Jutsu
- Ninpo Bugei
- Kumo Gakure no Jutsu
- Onshin Jutsu
- Mizu Kumo no Jutsu / Sui Jutsu
- Doku no Jutsu
- Saimin Jutsu
- Shuriken Jutsu
- So Jutsu
- Nawanuke no Jutsu
- Ryohan no Jutsu
- Kyonen no Jutsu