A adaga Sai também é uma arma originária do antigo Kobudo de Okinawa. Foi adaptada para ser utilizada como arma de combate contra a Katana Samurai. Usada em pares, uma em cada mão, a adaga Sai é uma arma eficaz que consegue até quebrar a lâmina da tão bem forjada espada Samurai.
Ela possui em sua lateral duas alças voltadas para frente que visam prender as armas inimigas e com um poderoso giro quebrá-las. Ela não possui lâmina e é basicamente uma arma de estocada. Sua ponta afiada podia até perfurar as armaduras dos guerreiros.
Suas bases de combate (Kamae) são concentradas na forte estrutura dos quadris e das pernas, adequando–se facilmente a estrutura do Shinobi Tai Jutsu.
A adaga Sai pode ser empregada com uma sobressalente levada às costas. Uma das suas técnicas de utilização é arremessá-la na direção do inimigo, cravando seu pé no chão, ou trespassando sua mão que retém a arma. Então, com um rápido movimento saca-se de suas costas a adaga sobressalente e pode-se estocá-la.
A protuberância de metal existente em sua parte posterior (Tsuka Gashira) é usada para golpear o oponente na forma de um soco (Tsuki). São os giros realizados ao redor das mãos com a Sai que a tornam uma arma tão veloz e fantástica.