A TÉCNICA DE ATACAR PONTOS SENSÍVEIS DO CORPO
O Atemi Jutsu é um conjunto de técnicas considerado central no Shinobi Tai Jutsu do Sho Kumo Ryu Ninjutsu, pois envolve ataques em pontos de pressão/sensíveis (Atemi), pontos de quebramento ósseo (Koppo Tai Jutsu) e pontos vitais (Kyusho). Assim, a combinação de ataques em Atemi Jutsu abrange uma complexidade de efeitos no oponente permitindo ao Shinobi minar e envolver o adeversário conforme sua intenção e necessidade.
Muitos destes pontos também são estudados pela cultura oriental sob a forma atualmente conhecida como a Acupuntura, o Shiatsu e outros em que ocorre o mapeamento de canais de energia e pontos essenciais a vitalidade e funcionalidade de órgãos e sistemas do corpo humano. Obviamente, a medicina ocidental mostra tais pontos e resume tais canais de energia a regiões do corpo sensíveis pela presença de grupamento de neurônios, de circulação sanguínea, de flacidez de tecidos, articulações, cartilagens, acometimento de doenças e outros. Sobre essa questão alguns pontos do mapeamento oriental e ocidental são coincidentes e podem complementar suas explicações para os efeitos causados por ataques em determinados locais. Contudo, os pontos não coincidentes e que, ainda assim, produzem efeitos, mantém suas explicações na cultura oriental e no seu conhecimento sobre a energia do Ki.
A despeito do conhecimento formal e do conhecimento considerado informal sobre o Atemi Jutsu, o antigo Shinobi tinha conhecimento dos pontos sensíveis, vitais e ósseos que poderia usar em combate, sendo que a combinação dos golpes podiam desde de causar relaxamento muscular, mas levar até a paralisia, ao desmaio e mesmo a morte. Além disso, os ataques em Atemi combinados com os conhecimentos da fluência do Ki e da astrologia chinesa (Omyodo) conceberia a técnica mais apurada conhecida como Dokute no Jutsu, chamado por alguns de Dim Mak (em chinês) ou Toque da Morte, em tradução livre "Mão Envenenada".