TÉCNICA COM BASTÕES
Bastões de madeira sempre foram uma das principais armas da humanidade desde os primórdios, não diferente disso, os bastões para o Shinobi eram armas fáceis de se improvisar, de dissimular em disfarces e era também uma arma extremamente versátil durante o combate, seja para manter a distância do oponente, quanto efetuar golpes traumáticos, torções, projeções e imobilizações.
Os bastões podiam ser de madeira trabalhada (sextavada, octavada ou arredondada) ou mesmo um galho extraído e mantido na sua forma natural. Fato esse que permitia seu disfarce na figura de um monge, camponês, barqueiro ou peregrino. Dessa forma, o Shinobi confundia seus adversários e ao mesmo tempo estava armado em caso de eventualidades. O bastão podia salvaguardar o Shinobi também em outras situações, como para o auxílio em transposição de obstáculos (rios, lagos, muros, valas), alavancas para deslocar pesos e transporte de objetos.
A especialização de Bo Jutsu inclui um extenso conjunto técnico de torções, imobilizações, golpes e projeções, mas também conta com exercícios realizados em Subori (sequencias de exercícios individuais) para aperfeiçoamento da postura e dos golpes fundamentais.
Técnicas de combate com bastão, dividido em três tipos diferentes: