TÉCNICA DE CORRENTE
Essa especialização engloba todas as armas que usam correntes de metal em sua composição, como por exemplo: a Manriki Gusari, a Kusarigama e o Kyoketsu Shoge.
As correntes podiam ser de vários tamanhos, desde armas pequenas e furtivas até armas de longo alcance com seis a doze metros de comprimento. Além disso a corrente podia ter vários formatos em suas argolas, desde as mais arredondadas até as retangulares.
A versatilidade da corrente também se estendia para a transposição de obstáculos, como um muro, uma vez que podia facilmente substituir uma corda. Mais que isso, a composição da arma de corrente podia variar conforme o que fosse preso a sua ponta, um peso, uma foice, um gancho transformavam a corrente em armas com características diferentes e específicas.
No entanto o uso e o aprendizado do Kusari no Jutsu é difícil, pois o controle da corrente, do giro e da recuperação da arma, bem como das formas de ataque e aprisionamento do adversário exigem treinamento prolongado e completo domínio da consciência corporal do Ninja.